segunda-feira, 25 de maio de 2009

Briga de gangues pode ter iniciado tumulto no rodeio

A organização do Jaguariúna Rodeo Festival, em Jaguariúna, informou domingo que imagens gravadas pelo circuito interno de câmeras de segurança indicam a possibilidade de que o tumulto que deixou quatro mortos e ao menos 11 feridos tenha começado com uma briga entre duas gangues, em um dos corredores que davam acesso à arena do complexo de eventos. A confusão aconteceu na madrugada de sábado.
O secretário de Comunicação de Jaguariúna, José Orlando Dutra Santos, disse que as imagens foram disponibilizadas para a comissão formada por representantes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Corpo de Bombeiros, que ajudará nas investigações. 'Eu tive informação de que realmente foi isso que aconteceu, o enfrentamento de duas gangues, mas não posso garantir, porque não vi as imagens', disse. 'A informação que vaza é de que foi enfrentamento entre duas gangues.
As imagens foram recolhidas e não estão em poder dos organizadores. A assessoria de imprensa do evento informou desconhecer o destino do material. O delegado de Jaguariúna, Ruy Prado Marcondes, não esteve na delegacia hoje. Funcionários disseram que novas informações sobre a investigação da tragédia serão divulgadas nesta segunda.

CANCELAMENTOAs atividades do Jaguariúna Rodeo Festival, incluindo os shows da dupla Victor & Léo no sábado (23) e de Roberto Carlos no domingo (24), foram canceladas pela Justiça. A ordem de proibição das atividades foi expedida pelo juiz Fabrício Reali Zia, da Justiça de Amparo, no início da tarde deste sábado (23) e atendendo a pedido do Ministério Público. A decisão de Zia está fundamentada no artigo 144 da Constituição Federal: “A segurança pública é dever do estado”, cita o juiz na ordem. Dessa maneira, de forma preventiva, o juiz entendeu prudente determinar o cancelamento das apresentações.

Segundo o diretor de Fiscalização da Prefeitura de Jaguariúna, Luiz de Azevedo, os organizadores não conseguiram a liminar liberando o evento, cancelado após a tragédia da madrugada de sábado, quando quatro pessoas morreram pisoteadas.

(Acompanhe o noticiário pelo Cosmo on Line- http://www.cosmo.com.br/)

Um comentário:

Fernando Parizi disse...

É preciso investigar o incidente à fundo, pois pelo que ouvi não foi briga de gangues coisa nenhuma. Teria havido briga sim, mas não de gangue. Seria caso de superlotação com 60 mil pessoas onde caberiam metade. A dupla que se apresentava parou o show pelo menos duas vezes para pedir que pessoas de trás se afastassem um pouco por estarem "espremendo" as da frenta do palco. Houve uma briga e na sequência o tumulto de gente que corria para fora trombando com os que tentavam entrar. É caso sim de crime de responsabilidade, ou falta dela. Os PM's de serviço lá podem confirmar o que ocorreu.