sábado, 15 de agosto de 2009

O sonho de Joe Hill


I dreamed I saw Joe Hill last night alive as you and me.

Said I, "But Joe, you're ten years dead",
"I never died", said he.
"I never died", said he.

"In Salt Lake, Joe", I said to him standing by my bed,
"they framed you on a murder charge". Says Joe: "But I ain't dead!"
"The Cooper Bosses shot you, Joe, they killed you, Joe", says I.
"Takes more than guns to kill a man", says Joe, "I didn't die!"

And standing there as big as life and smiling with his eyes,
Joe says: "What they could never kill went on to organize."
"Joe Hill ain't dead", he says to me, "Joe Hill ain't never died,
when workers strike and organize Joe Hill is by their side.

"From San Diego up to Maine in every mine and mill,
where workers stand up for their rights,
it's there you'll find Joe Hill."

I dreamed I saw Joe Hill last night alive as you and me.
Said I, "But Joe, you're ten years dead",
"I never died", said he.

Sonhei que vi Joe Hill na noite passada, como vejo você e a mim
Eu disse: Mas Joe, você já morreu há dez anos
Nunca morri, ele disse


Em Salt Lake, Joe, eu lhe disse, ao pé da minha cama

Eles enterraram você numa cova
E Joe disse, mas eu nâo morri

O chefe dos Tanoeiros atirou em você, Joe, eles o assassinaram, Joe,
e ele me disse: Precisa de muito mais do que armas para matar um homem, disse Joe
Mas eu nao morri

E lá de pé e vivo ele sorriu pra mim
Com um sorriso em seus olhos
Joe disse: o que eles puderam matar foi o ideal que eu tinha
Joe Hill nao morreu, ele me disse, Joe Hill nunca morre


Quando os trabalhadores em greve se organizam,
Joe Hill está no meio deles
de San Diego ao Maine, em cada mina ou fábrica ou oficina
onde os trabalhadores se preparam a reivindicar seus direitos

Lá você pode encontrar Joe Hill

Sonhei com Joe Hill na noite passada, vivo como eu e você
E disse: Mas, Joe, você está morto há dez anos.
E ele me disse: Eu nunca morri.

(Joe Hill, de Heyes/Robinson, imortalizada na voz de Joan Baez)




Nenhum comentário: