quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Kind of Blue


Pensei em escrever a respeito, mas tudo já foi dito no blog do Bruno Ribeiro, que reproduzo para os amigos...


Algumas coisas deveriam ser obrigatórias na vida. Uma delas é ouvir Kind of Blue, o melhor disco da carreira de Miles Davis. Prestes a completar 50 anos, o álbum continua moderno e atemporal. Além de Miles Davis (trompete), participaram da antológica gravação John Coltrane (saxofone), Paul Chambers (baixo), Jimmy Cobb (bateria) e Bill Evans (piano).

Kind of Blue foi um definidor de estilo e mudou a forma de se tocar jazz. Basta lembrar que antes dele o improviso era feito apenas sobre a sequência harmônica. Miles provou ser possível improvisar sobre escalas - a técnica ficou conhecida como jazz modal e foi adotada por quase todos os instrumentistas.

O disco chegou a ser tão popular quanto uma xícara de açúcar. Quem conta é o guitarrista John Scofield, em depoimento ao jornalista Ashley Kahn: "Lembro de, no começo dos anos 70, estar com amigos no apartamento de um baixista e ninguém ter o Kind of Blue. Então, às duas da manhã, ele resolveu ir até o vizinho pedir o disco emprestado, sem conhecê-lo, na certeza absoluta de que teria um. E tinha!". Cercado de uma atmosfera intimista e sensual, Kind of Blue não é apenas um belo disco, mas um manual que nos ensina a viver melhor.

(Do Botequim do Bruno Ribeiro http://www.cosmo.com.br/blog/blog.php?blog_id=12)

Nenhum comentário: