terça-feira, 9 de junho de 2009

Hino do Colégio Marista de Santos

Tendo os olhos pro’alto voltados,
Para o céu inundado de luz,
Sobre os ombros levando alentados
Pela fé de cristãos e soldados,
O madeiro glorioso da Cruz.

Qual falange por Deus conduzida,
Palpitando num só coração
Pela pátria daremos a vida,
Pela terra formosa e querida
Que nos cobre com seu pavilhão.

Conservando no peito a coragem
De quem sabe lutar e vencer,
De quem nunca rendeu vassalagem
Ao direito da força selvagem,
Mas somente à justiça e ao dever.

Revivendo o ideal do Marista,
Como filhos do Pai Champagnat,
Lutaremos em prol da conquista
Da humildade e modéstia marista,V
endo o exemplo que a virgem nos dá.

Tendo diante de nós desfraldada
A bandeira do nosso Brasil.
Adejando no espaço, beijada
Pelos raios do sol, bafejada
Pelas auras de um céu cor de anil.

(Ir. Mário Marciano)

7 comentários:

Anônimo disse...

O Marista Santos faliu! infelismente, mas há rumores de...

Anônimo disse...

colegio marista santos acabou!!!!!!!!!!!!! sério!!!!

Dinossauros do Basquete Marista - Santos disse...

Triste é saber que esse hino não mais será tocado.

Jadir Battaglia disse...

Meu nome é Jadir Battaglia e sou ex aluno do Colégio Santista , onde estudei do pré primário ao 3° colegial entre 1961 a 1979.

Atualmente além de trabalhar com escultor, sou professor de artes lotado na Secretaria Municipal de Educação de Santos, encarregado de desenvolver projetos ligados à educação.

Com a aquisição do prédio do Colégio Santista pela Prefeitura Municipal de Santos estou trabalhando para o desenvolvimento da instituição que irá ocupar o seu lugar, o "CAIS" - Centro de Atividades Integradas de Santos. O Santista fará parte de um conjunto de centros voltados a atender a população e o alunos da Rede de Ensino Municipal , oferecendo cursos de arte, música, teatro, cursos profissionalizantes além de oferecer um complexo esportivo que contará com a construção de duas piscinas.

Embora o conceito seja bastante atual e distante dos padrões tradicionais do antigo colégio, acredito, como ex aluno, que divido com o Prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, o desejo de manter vivas a tradição e a memória do Colégio.

Para tanto gostaria de organizar um Museu onde pudéssemos disponibilizar ao público a memória do colégio, onde pudessem ser vistos relicários, fardas, medalhas, cadernos , tudo que enaltecesse a memória daquela instituição. No ato da venda, o museu foi extinto , de forma que gostaria de agregar os ex alunos no sentido de construir um outro.

Além disso, com o objetivo de estreitar o contato dos ex alunos com o público e os alunos da rede municipal, gostaria de desenvolver um projeto onde os ex alunos interagissem com a comunidade através de oficinas, atividades esportivas, seminários, no formato " Amigo da Escola".

Para que estes idéias possam ser concretizadas , gostaria de contar com a participação do maior numero de ex alunos, professores, e todos interessados em promover a memória do Colégio. Em breve estarei disponibilizando uma página na Internet, nos moldes do Orkut, onde poderemos trocar informações concernentes a estes ou outros projetos.

Sendo este um projeto de médio prazo, no momento estou concentrado em convidar todos os ex alunos para a entrega do CAIS à comunidade Santista, que acontecerá no dia do aniversário da cidade, dia 26 de janeiro, por volta das 9hs00.

A Prefeitura está organizando uma missa inaugural, e uma sessão Solene da Câmara Municipal, no pátio do Colégio, além de atividades para as crianças e toda a comunidade do entôrno.

Estou a disposição para quaisquer esclarecimentos nos seguintes contatos:

jadir-seduc@santos.sp.gov.br
contato@jadirbattaglia.com.br
www.jadirbattaglia.com.br
13 3211 1818 r. 1914 ( a partir das 14hs00)
13 9111 7801

Agradeço desde já a sua atenção

Abraços

Jadir

Jadir Battaglia disse...

Só mais um comentário.

A letra do hino do colégio santista será distribuída durante a cerimônia de inauguração para que todos cantemos como canto finalda missa Inaugural. Conto com todos vocês

abraços

Jadir

Jadir Battaglia disse...

Só mais um adendo aos meus dois comentários anteriores: O meu perído de estudos no Santista ocorreu entre 1967 a 1979 e não a partir de 1961 ( meus nascimento ), como escrevi.

Anônimo disse...

Fernando,
Frequentei o colegio Santista de 79/86 estou chocado, um colegio de tradição e principios que ainda hoje me vem a memoria, é com grande tristeza que recebo esta noticia estou neste momento a viver em Lisboa, um grande abraço para tds que frenquentaram esta grande instituiçao que marcou muitas gerações.

Fernando Pereira Rodrigues
Portugal
Lisboa
frnormai@gmail.com