terça-feira, 9 de junho de 2009

A lição tirada das escolas

O patrimônio cultural de uma comunidade é expressado pelas ações de seus membros, desenvolvido na construção de uma sociedade ativa e empreendedora, criando vínculos que vão sendo repassado às gerações futuras através de seus elementos históricos presentes. O acervo de cada nação é a sua própria identidade que se manifesta nos comportamentos, nas relações pessoais, determinando as trilhas do desenvolvimento corporativo e comunitário.

O conjunto arquitetônico dos municípios é importante documento da história e cultura, testemunhando e evolução através dos tempos e estabelecendo marcos de relação com a economia, os hábitos, o cabedal de influências que determinaram a situação atual, as razões de sucesso ou atraso de cada região. Uma sociedade que valoriza seu passado e mantêm seu patrimônio físico preservado se permite fazer leituras culturais que podem alimentar a autoestima da população, embasar políticas públicas, estabelecer códigos morais e de cidadania compatíveis com a vocação local.

Um dos mais importantes patrimônios arquitetônicos são os prédios escolares, que espelham as principais tendências de cada época, guardam importantes histórias pessoais e são para a maioria das pessoas uma referência da própria educação. A memória é mantida na relação visual das pessoas com seu passado, guardando uma salutar revivescência de experiências que são passadas de geração a geração, mantendo vivos ideais e propósitos sociais que se solidificam pelos costumes e tradições.

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